Em 2019, o Grupo Boticário iniciou um movimento de internalização dos seus processos tecnológicos, a fim de se tornar uma referência para desenvolvimento de soluções proprietárias. Esse movimento exigiu que expandíssemos nosso time tech de 200 para mais de 2 mil colaboradores em 3 anos. Nossas necessidades abrangiam uma ampla variedade de especialidades, desde desenvolvedores e gerentes de produto até designers e cientistas de dados. A questão era: como contar nossa história no mundo da tecnologia e atrair profissionais seniores que, muitas vezes, não se inscrevem em vagas?

A resposta estava no Employer Branding. Em um mercado altamente competitivo, trabalhar a marca empregadora se tornou essencial para criarmos as melhores estratégias de atração de talentos. No EB Insights, o maior evento de inovação, tecnologia e comunicação em Employer Branding organizado pela Spark RH, o Grupo Boticário vai aprofundar como utiliza essa ferramenta poderosa para transformar o seu processo de seleção e retenção de profissionais experientes. 

Para enfrentar essa situação, o primeiro passo foi compreender o perfil que queríamos atrair. Sabíamos que não poderíamos atingir todos os públicos, então a primeira decisão importante foi priorizar, e isso se deu a partir do entendimento das nossas maiores urgências de negócio, mas também das dificuldades na atração e contratação.  

Tínhamos também o desafio de reposicionar a marca GB para que nos tornássemos uma empresa desejada do ponto de vista de profissionais de tecnologia. E para além do contexto nacional, nosso desafio ampliou-se pós pandemia, dado que muitas empresas internacionais começaram a buscar funcionários de tecnologia para trabalho remoto e pagando em moedas mais valorizadas que o real, como dólar ou euro.

A partir disso, foi primordial traçar um plano que pudesse solucionar todas as nossas dores: retenção dos nossos colaboradores e atração de novos profissionais experientes do setor.

De dentro para fora

Nossa jornada começou entendendo o que tínhamos dentro de casa, para reforçar o que poderíamos oferecer. O Grupo Boticário já possuía um planejamento sólido de carreira e desenvolvimento, mas considerando o crescimento previsto, decidimos alavancar ainda mais essa temática. Com o foco interno, destacamos para os nossos colaboradores quais eram nossos grandes diferenciais: o que o Grupo Boticário tem que o torna especial diante de grandes players de tecnologia no mercado? 

Separamos em algumas categorias as questões práticas:

  • Compensação: garantir salários e benefícios competitivos com outras empresas de tecnologia.
  • Carreira em Y: um plano de carreira detalhado com direcionamento para áreas de gestão ou especialização técnica. 
  • Engajamento: pesquisas semanais com todos os colaboradores para entender o clima organizacional, para que pudéssemos nos antecipar à eventuais problemas
  • Atenção aos desligamentos: pedidos de demissão voluntária foram acompanhados de maneira ativa e qualitativa, para evitar novos casos semelhantes.
  • Comunidade interna: criação de guildas – comunidades focadas em troca de conhecimento entre profissionais das diversas áreas tech. Além da realização de eventos internos, como o hackathon anual, com recompensas para os colaboradores.
  • Educação e desenvolvimento: ações específicas para o time de tecnologia, com cursos, palestras e treinamentos.

Um amplo conhecimento do bom trabalho feito internamente clareou nosso caminho para a externalização da marca. Afinal, para ganhar destaque, era necessário criar conexões para além da nossa própria empresa e se apresentar aos profissionais de tecnologia. 

Se posicionando no mercado tech

A nossa jornada externa começou ampliando a presença da marca como um todo. O Grupo Boticário não é uma empresa nativa digital, e muitas pessoas desconhecem a complexidade e dimensão do Grupo. São 9 empresas, com mais de 17 mil funcionários diretos e atuação em 50 países diferentes.  Para garantir o nosso posicionamento no mundo tecnológico, fortalecemos a presença do Grupo Boticário como competidor desse setor para o mercado como um todo. Destacamos algumas das principais estratégias que nos levaram para o caminho certo:

  • Eventos tech: participação em eventos do setor, como TDC Innovation, Web Summit e Dev Leaders, com o objetivo de fortalecer nossa marca empregadora, compartilhar conteúdo e criar relacionamento com a comunidade de profissionais.
  • Se tornando speaker: intensificamos a presença da empresa no Medium, plataforma de blogs e artigos especializados, para engajar colaboradores internos e gerar conteúdo para a sociedade como um todo – o que ampliou a propriedade do Grupo Boticário como fonte de tecnologia.
  • Criação do Desenvolve: em 2021, o time de Comunidades de Tecnologia criou o Desenvolve, programa focado em formar profissionais de áreas diversas para o setor tecnológico, com foco em diversidade e pessoas em situação de vulnerabilidade. Esses talentos foram posteriormente absorvidos pela própria empresa ou indicados para outros players do mercado. 
  • Relacionamento com a comunidade: usando newsletter e trabalhando o awareness em mídias sociais, criamos conteúdo relevante com novidades da área de tecnologia do Grupo Boticário. Usamos esse espaço também para anunciar as vagas que tínhamos disponíveis. 
  • Monitoramento e atração: um squad dentro do time de recrutamento monitorou leads, potenciais candidatos e interessados na marca, para ajudar que esse relacionamento fosse mantido no longo prazo e, futuramente, convertido em uma contratação. 

Então, no curto prazo, nossa estratégia foi focada em criar conexão com a comunidade de profissionais, aproximando talentos internos e externos. E a longo prazo, posicionar o Grupo Boticário como empresa de tech no mercado por meio de produção de conteúdo de qualidade e relacionamento contínuo.

Para alcançar nossos objetivos, foi fundamental ir além do processo tradicional de recrutamento: publicação da vaga, seleção, testes, entrevistas e contratação. Foi necessário desenvolver um planejamento de marca, relacionamento e conteúdo, por meio de uma estratégia sólida e duradoura.

Resultados na tela

A parte mais importante desse processo é saber que o que foi divulgado e compartilhado com a comunidade externa é exatamente o que acontece internamente. Destacando ações para engajamento interno dos colaboradores, fortalecendo de maneira indireta o nosso employer branding. 

Após esse esforço multidisciplinar, foi gratificante enxergar os dados de resultados.

  • Coletamos mais de 25 mil perfis, com 32% deles sendo profissionais sêniores, que podem ser convertidos em novas contratações.
  • Registramos um crescimento de 136% em inscrições orgânicas após a implementação de ações dedicadas a personas específicas, criando perfis baseados no cargo e tipo de talento que queríamos atrair.
  • Para além da contratação, o GB têm fortes compromissos com a pauta de diversidade, e isso reflete nos resultados: alcançamos 60% de diversidade de gênero, 45% racial e 9% de pessoas com deficiência em todas as contratações geradas por nossas ações.
  • Recentemente, saltamos de 6ª para 2ª empresa mais admirada na atuação de dados na América Latina pela State of Data 2022.

Nossa jornada de Employer Branding no Grupo Boticário é uma história de adaptação, aprendizado e compromisso com a nossa marca empregadora. Continuaremos a evoluir e inovar, à medida que enfrentamos os desafios em constante mudança desse mercado dinâmico. 

Esse texto é um artigo e expressa a opinião do autor sobre o tema*

Cibele Lima

Especialista de Employer Branding no Grupo Boticário.

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