Já parou para pensar em como Employer Branding e Comunicação Interna podem impactar positivamente a jornada das pessoas colaboradoras e ainda fortalecer a atração de novos talentos? Quando utilizadas em conjunto, é possível traçar estratégias que irão fazer toda a diferença. Saiba mais sobre o assunto neste artigo!

Qual é a relação entre Employer Branding e Comunicação Interna?

Em duas palavras, pessoas e experiência poderiam resumir a resposta. As duas estratégias são diferentes, mas, ao se complementarem, podem fortalecer diretamente a marca empregadora. Isso porque ambas possuem relação com a cultura organizacional, um elemento importante que deve ser colocado em prática. 

Para aumentar o engajamento do talento com a empresa e isso se refletir “da porta para fora”, são realizadas ações que envolvem a divulgação de missão, visão, valores e a proposta de valor do colaborador (EVP). Ou seja, os diferenciais da organização são levados aos talentos atuais e futuras pessoas colaboradoras.

Assim, considerando que a pessoa colaboradora possui ligação direta com a construção das ações que levam aos resultados da empresa, não há ninguém melhor para avaliar qual é a percepção de valor sobre as estratégias colocadas em prática.

E as diferenças?

Agora vamos entender o que diferencia Employer Branding e Comunicação Interna: enquanto a CI prioriza a conexão com o público interno, já que algumas de suas prioridades são a retenção de talentos e o engajamento deles com a companhia, o EB foca em atração, recrutamento e seleção, retenção e offboarding. 

De forma prática, a Comunicação Interna é responsável por estabelecer canais que possibilitem o relacionamento com o público interno e tem o papel de manter os colaboradores alinhados e engajados com os objetivos, causas e discursos da organização, seja por meio de eventos, palestras ou mensageria. Enquanto isso, o time de Employer Branding está focado nas estratégias de conhecimento de marca empregadora, como redes e páginas de carreira, eventos de carreira. Estratégias também de consideração, então como garantir mais inscrições para as vagas abertas? E por fim, estratégias de retenção, para garantir que suas pessoas colaboradoras fiquem na empresa.

3 dicas para unir as duas estratégias, na prática

Agora que você já sabe que Employer Branding e Comunicação Interna devem estar em sintonia para que haja o fortalecimento da marca empregadora, chegou o momento de entender como ambas as estratégias se complementam. Veja:

#1 – Utilize a cultura organizacional para criar o elo

A cultura espelha o que se passa por dentro da organização e, por isso, deve ser prioritária para as pessoas colaboradoras que atuam nos dois times. Afinal, ela está diretamente ligada à forma como a empresa cuida de seus talentos, seja por meio de crenças e valores ou até mesmo pela definição de um dress code, por exemplo.

Outro ponto que também precisa de atenção é que a cultura precisa ser manifestada de forma prática, ou seja, além do discurso. Então, para criar o elo entre Employer Branding e Comunicação Interna, a nossa dica é que os times se certifiquem de que toda a jornada do talento, desde a primeira etapa do processo de recrutamento, seja encantadora e acolhedora.

#2 – Aproveite as datas comemorativas

Para entender como as duas estratégias podem se somar, imagine que você esteja mapeando uma ação para o dia das mães e resolve fazer uma celebração. Além de presentear as mães que atuam na empresa, também haverá o reconhecimento de mulheres que cuidam dos filhos e possuem cargos de liderança. Tudo isso em uma sequência de e-mails para os colaboradores e em conteúdos nas redes sociais. 

Conseguiu entender como a oportunidade pode fortalecer o diferencial corporativo enquanto marca empregadora, além de contribuir com o engajamento dos talentos e aproximar a equipe?

#3 – Faça do onboarding uma experiência única

Desde o momento da contratação até o primeiro dia de trabalho é possível unir forças entre os setores para que o colaborador se sinta bem recepcionado pela empresa. Vale fazer o envio de materiais como e-books, infográficos, depoimentos e até mesmo uma capa para o LinkedIn, tudo isso para começar a compartilhar mais um pouco do que é a cultura da empresa, na prática.

#4 – Cuide da comunicação com os talentos 

Assim como a cultura possui um papel de destaque, a comunicação é um complemento para esse relacionamento com as pessoas colaboradoras. Afinal, para criar uma jornada encantadora para os times, a forma de se comunicar deve estar diretamente conectada à marca e com as pessoas. 

Uma dica que deixamos aqui é a leitura do artigo Comunicação Interna mais assertiva: 6 dicas para ajudar a sua empresa.

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