Trabalha com Comunicação Interna (CI) e está percebendo mudanças significativas na área e mercado nos últimos anos? Então continue por aqui que hoje vamos falar sobre tendências e como podemos melhorar os resultados do seu plano de comunicação com o uso da tecnologia.

Boa leitura!

Tendências da Comunicação Interna

Segundo o estudo Tendências da Comunicação Interna 2023, as áreas de Comunicação Interna estão passando por uma evolução significativa, adotando uma abordagem mais orientada para a gestão. De acordo com a pesquisa, 86% das áreas de CI têm seus objetivos alinhados aos da organização. Essa transformação implica em uma mudança nos indicadores utilizados, que antes eram voltados para processos e agora se concentram em resultados.

Enquanto isso, a tecnologia desempenha um papel fundamental nessa evolução, não apenas ganhando destaque, mas também consolidando-se como uma aliada para a comunicação efetiva e a mensuração dos resultados das ações.

Desafios da Comunicação Interna no Plano de Comunicação:
Apesar dos avanços, segundo a mesma pesquisa, as pessoas entrevistadas trouxeram que a Comunicação Interna ainda enfrenta quatro grandes desafios no âmbito do plano de comunicação. São eles:

1) Engajar as lideranças como comunicadores
2) Fazer a comunicação chegar aos públicos operacionais
3) Comunicar a estratégia e cultura da empresa
4) Gerenciar o excesso de informações

E para superá-los, separamos dicas de tecnologias que possibilitam vencer as principais dificuldades e acelerar os resultados do seu plano de comunicação interna.

Engajar as lideranças como comunicadores

Para entendermos esse desafio, precisamos nos perguntar: sabemos o quanto nossas lideranças estão engajadas com a comunicação? Qual o termômetro que utilizamos para medir esse indicador?

Hoje, é possível conseguir essas respostas e melhorar o engajamento com chatbots para realizar pesquisas de clima e diagnósticos periódicos sobre a efetividade das lideranças como comunicadores. Além disso, treinamentos e dinâmicas online podem ser realizados para desenvolver as habilidades necessárias para que as lideranças sejam efetivas na comunicação. A utilização de novos canais de comunicação e aplicativos também é recomendada para estar presente onde os colaboradores estão.

Fazer a comunicação chegar aos públicos operacionais

Alcançar o público operacional ou descentralizado é um desafio importante dentro do plano de comunicação. Por isso, é necessário avaliar os canais de comunicação utilizados atualmente e medir sua efetividade e custo.

No mercado, já existem ferramentas de mensageria multicanal que permitem a comunicação por diferentes canais e fornecem dados de engajamento que facilitam a mensuração da efetividade de cada canal.

Esse tipo de ferramenta permite realizar testes e, com isso, reduzir custos ao utilizar uma única ferramenta.

Comunicar a estratégia e cultura da empresa

Comunicar a estratégia e cultura da empresa não é algo simples e rápido. Requer intencionalidade e reforço constante.

Planejar réguas de conhecimento no seu plano de comunicação pode ser uma boa estratégia para garantir a assimilação por parte das pessoas colaboradoras. E mais, existem ferramentas que criam jornadas automatizadas, economizando tempo da sua equipe com trabalho operacional!

Um exemplo de régua de conhecimento pode ser uma jornada de onboarding com vídeos pílulas explicativos ou jornadas com quizz periódicos para reforçar os valores. Lembre-se de distribuir em diferentes canais para garantir adesão e adaptar a linguagem para cada público.

Essas réguas automatizadas garantem que todas as suas pessoas receberão as informações e terão conhecimento suficiente para desempenhar bem o seu papel na organização.

Dica extra: não deixe de criar uma jornada de liderança! As mensagens de liderança desempenham um papel crucial na comunicação interna. Os líderes devem ser exemplos vivos dos valores e da cultura da empresa, demonstrando esses comportamentos em suas próprias ações e mensagens.

Gerenciar o excesso de informações

Gerenciar o excesso de informações é um problema. E sem a medição apropriada, esse gerenciamento não será efetivo.

Um calendário de atividades que desdobre o seu planejamento de comunicação interna e uma dashboard com dados de comunicados enviados no mês são grandes aliados na hora de gerenciar o nível de informação planejado e realizado.

Além do mais, quanto mais completa as dashboards, melhor a análise dos dados. E hoje já existem ferramentas com dados que nos permitem análises mais profundas.

Hoje, você sabe qual o engajamento médio das suas pessoas colaboradoras em meses com mais de 20 comunicados? E nos meses com até 10 comunicados? Informações como essas permitem melhorar o engajamento e também otimizar o trabalho da equipe.

Agora que você já conhece nossas dicas para alcançar melhores resultados com o seu plano de comunicação, chegou a hora de colocá-las em prática e transformar o trabalho de CI. Crie uma conta grátis no Spark Colab, plataforma de comunicação interna e endomarketing e construa chatbots, pesquisas de clima e jornadas automatizadas, além de metrificar todas as suas ações!

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