A atração e retenção de talentos tornaram-se desafios cruciais para as empresas, especialmente aquelas que buscam manter um ambiente de inovação e criatividade. E a experiência que as empresas proporcionam, é fator decisivo na hora de recrutar os talentos certos para a empresa.
Com a Alpargatas – empresa dona das marcas Havaianas e Rothy ‘s, além da empresa de tecnologia Ioasys – não é diferente, mas ela contou com a ajuda da Bondy para expandir e inovar na sua forma de captar novos talentos.
Ao participar da feira de carreira na FEA USP, a Alpargatas apostou em uma estratégia inovadora: o uso de um chatbot de atração.
O Chatbot do Spark by Bondy
Com o objetivo de aumentar sua base de talentos interessados em receber notícias sobre oportunidades, cultura da empresa e vagas, a Alpargatas criou um chatbot para atração de talentos pelo spark by Bondy, e todos os respondentes receberam um brinde.
E para a Feira Recrutamento e Carreira da FEA USP, uma das mais importantes do país, com mais de 50 empresas confirmadas e 12 mil participantes, o chatbot mapeava as seguintes informações:
- O momento de carreira do talento;
- A previsão ou data de formação do talento;
- Qual o curso e faculdade desse talento.
Resultado e Impacto
Com a estratégia de Inbound Recruiting utilizada dentro do spark by Bondy, a Alpargatas captou 1.020 talentos com diferentes perfis dentro da Feira de Recrutamento e Carreira da FEA-USP em maio/junho de 2023.
Aprenda sobre inbound recruiting gratuitamente na BondyUniversity
A entrega de brinde institucional em troca da inscrição no chatbot do Spark by Bondy foi um gatilho de recompensa muito bem pensado pelo time da Alpargatas. Além da facilidade de preenchimento já que era necessário apenas um celular. Para o público jovem, maioria no evento, a taxa de utilização de celular no Brasil é quase de 100%, segundo estudo da McAfee.
O que esta estratégia proporcionou para a Alpargatas:
- Ter uma tecnologia amigável para se conectar com os jovens talentos;
- Dados do perfil de todos os talentos impactados no stand;
- Mailing de talentos interessados em trabalhar na empresa;
- Uma ferramenta para mensuração e comprovação das ações de employer branding.
Relacionamento e engajamento dos talentos
Após a captação dos talentos pelo chatbot, criamos no spark by bond uma trilha de engajamento com 3 campanhas de e-mail falando sobre a divulgação da abertura do Programa de Trainee 2024. O resultado? uma taxa de 36,44% de abertura e 3,78% de taxa de cliques.
*a média do mercado para essas ações é 33,62% para taxa de abertura e 5,6% para taxa de clique
Conclusão
O caso de uso da Alpargatas na utilização de um chatbot de captação de talentos na feira de carreira da FEA USP demonstra a importância de abraçar a inovação no recrutamento de talentos. Ao aproveitar a tecnologia para automatizar o processo e criar uma experiência envolvente para os estudantes, a Alpargatas conseguiu não apenas atingir seus objetivos de recrutamento, mas também construir uma imagem de empresa moderna no mercado.
Essa estratégia está sendo utilizada pelas principais empresas do País e você também pode usar. Afinal, inovar e engajar é essencial para se destacar no mercado.
Quer transformar a experiência dos seus talentos com a sua marca empregadora através da inovação e tecnologia? Agende uma DEMO com a Bondy e decole sua estratégia em 2024.