A comunicação interna desempenha um papel fundamental no sucesso de qualquer empresa. Quando bem executada, ela fortalece o engajamento, a motivação e a produtividade da equipe. No entanto, muitas organizações enfrentam desafios ao transmitir suas mensagens de maneira eficiente. Então se você busca aprimorar a comunicação interna em sua empresa, no conteúdo de hoje, iremos abordar como você pode deixá-la mais eficiente e, assim, trabalhar em estratégias de valorização dos seus talentos.
Boa leitura!
O que é uma comunicação interna mais eficiente?
Vamos entender, em primeiro lugar, qual é o conceito de comunicação eficiente: é a capacidade de expressar pensamentos e sentimentos de forma transparente, objetiva e sem ruídos.
Por isso, é muito importante que o seu time utilize algumas estratégias para criar um canal de comunicação eficiente, sem causar dúvidas e com clareza.
Desta forma, será possível melhorar o engajamento dos talentos com a empresa ao estimular o sentimento de pertencimento e romper as barreiras entre as pessoas colaboradoras e a organização. O resultado? Você deve imaginar: a cultura organizacional irá se tornar cada vez mais forte.
Veja, a seguir, algumas sugestões para aumentar a eficiência e contribuir para a melhora da performance dos times.
6 dicas para deixar a comunicação interna mais eficiente
Plano de comunicação
Uma das etapas mais importantes para a gestão de talentos é o planejamento de comunicação interna, porque é o ponto de partida para todas as ações organizacionais que serão realizadas com o objetivo de engajar e reter as pessoas colaboradoras. Além disso, é uma forma de alinhar quais serão os objetivos em comum para que toda a empresa esteja “na mesma página”.
Dando um passo além, você pode conferir sobre como melhorar resultados do seu plano de comunicação com o uso de tecnologia neste artigo aqui.
Comunicação é uma troca
A eficácia da comunicação pode ser mensurada a partir do que é compreendido pelo receptor da mensagem. Ou seja, o que o time de Employer Branding, por exemplo, comunica é tão importante quanto a percepção que as pessoas colaboradoras possuem. Além disso, vale lembrar que essa é uma via de mão dupla. Ou seja:
- ouça suas pessoas colaboradoras: conheça seu feedback em relação às ações internas, identifique pontos de melhora e continue aprimorando o que já está trazendo resultados positivos;
- saiba a hora de falar: essa dica é muito importante em momentos de feedback negativo e está diretamente ligada à inteligência emocional. Por mais óbvio que pareça, vale reforçar que há momentos de ouvir, de falar e, sobretudo, de agir.
Escolha o melhor canal para se comunicar
A escolha dos canais adequados é um aspecto crucial para tornar a comunicação mais eficiente. Cada canal possui características e funcionalidades distintas, e é importante selecionar aqueles que sejam mais eficazes para atingir seus diferentes públicos. Ao selecionar os canais apropriados, você pode aumentar a probabilidade de sua mensagem ser lida e compreendida.
Selecionamos alguns passos para auxiliar na hora da escolha dos canais:
- Realizar pesquisas para entender quais canais as suas pessoas colaboradoras preferem e utilizam com mais frequência.
- Considerar a natureza das mensagens que deseja transmitir. Algumas informações são mais adequadas para um e-mail detalhado, enquanto outras podem ser comunicadas de forma mais eficiente em um canal como Teams ou Slack.
- Esteja onde a sua pessoa colaboradora está. Uma abordagem multicanal ajuda a melhorar o alcance dos seus comunicados.
- Considerar a acessibilidade: Certifique-se de que os canais escolhidos sejam acessíveis.
- Monitorar e avaliar a eficácia dos canais por meio de métricas, feedbacks e análise do engajamento.
Lembrando que a escolha dos canais adequados deve ser flexível e adaptável. Uma abordagem contínua de aprendizado e ajustes é fundamental para aprimorar constantemente a comunicação interna e alcançar melhores resultados.
Utilize ferramentas de comunicação interna
É inegável que a tecnologia trouxe vários diferenciais para tornar as jornadas de trabalho mais eficazes. E quando falamos em uma comunicação interna mais assertiva, a história não poderia ser diferente. Aqui, na Bondy, desenvolvemos uma plataforma para criar jornadas verdadeiramente encantadoras. Veja:
Bondy
A ferramenta incentiva o desenvolvimento de uma comunicação fluida e permite que você concentre diferentes ações em uma única plataforma. Jornadas automatizadas, chatbot para pesquisas, criação de páginas para divulgar eventos internos e mensurar o engajamento dos times com os materiais são algumas possibilidades.
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Aproveite os cursos da University
Se você quer aprimorar as ações comunicação interne e experiência do colaborador, você precisa conhecer a nossa University! É a nossa plataforma de cursos focados no desenvolvimento de Employer Branding e Comunicação Interna e conta com diversas opções gratuitas, objetivas e que irão ajudar você a construir uma experiência encantadora para os talentos da sua organização.
Um dos cursos que indicamos é o de Comunicação Interna, que traz inovação e tecnologia para construir uma jornada mais fluida e empática com as pessoas colaboradoras. Você irá saber como criar experiências de forma automatizada e como mensurar os dados para ter uma comunicação interna estratégica.
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Demonstre empatia
E por último, mas não menos importante, demonstre empatia! A empatia na comunicação interna promove relacionamentos saudáveis, melhora a compreensão mútua, facilita a resolução de conflitos, aumenta o engajamento do time, contribui para uma cultura organizacional positiva e aumenta a eficácia da comunicação.
É fundamental que a pessoa colaboradora se sinta ouvida e acolhida pelo time de Comunicação Interna. Isso será positivo para reter o talento no futuro, além de ajudá-lo genuinamente a resolver uma questão que pode estar trazendo prejuízos até mesmo à saúde mental.
É uma habilidade valiosa que deve ser cultivada e aplicada em todos os níveis da organização.
Agora que você já conhece nossas dicas para deixar a comunicação interna mais eficiente, chegou a hora de colocá-las em prática e tornar o trabalho de CI cada vez mais estratégico, inovador e mensurável. Acesse nossa certificação gratuita agora mesmo e faça a sua inscrição!