*Martha Silva
Acredito que todos nós já cometemos o equívoco de entender a gestão da “marca empregadora” como sendo uma responsabilidade de um único time na empresa, ou até mesmo subvalorizar sua importância para o próprio crescimento do negócio. Entretanto, ao considerarmos alguns dados relevantes, esses equívocos logo dão lugar a uma outra perspectiva e priorização do tema.
De acordo com levantamento realizado pelo Infojobs, 70% das pessoas profissionais consideram a reputação da marca empregadora no momento de aceitar uma proposta de emprego. Em outro estudo recente, feito pelo Glassdoor, 50% das pessoas candidatas afirmam que não trabalhariam em uma empresa com uma reputação ruim, mesmo se tivessem um aumento salarial. Aqui, percebemos a pontinha do iceberg que surge, trazendo a importância de fortalecer uma marca através de ações sólidas e constantes, dentro e fora da empresa.
Quando unimos esse tema ao recrutamento, percebemos também que tais ações podem ser o caminho mais estratégico para atingir o objetivo de qualquer empresa ao iniciar um processo seletivo: conquistar os melhores talentos. E não apenas por um viés de cultura e assertividade de perfil, mas pensando também em redução de custos, já que uma marca empregadora sólida pode reduzir o custo por contratação em até 50%, e caso contrário, ela pode resultar em um aumento de 10%, como afirma pesquisa do Glassdoor.
E para definir as melhores estratégias de contratação, quais caminhos adotar baseado em dados, e como fortalecer e aliar a marca empregadora para tomada de decisões mais assertivas, o olhar para sourcing se torna fundamental em diversos contextos de recrutamento.
Sourcing como Diferencial Competitivo
Antes de entrarmos com mais detalhes em estratégias, vale abordarmos rapidamente o que é sourcing, já que no cenário nacional, esse é um cargo e cultura dentro da área de recrutamento ainda pouco explorado.
Sourcing nada mais é do que a especialidade focada em buscar talentos assertivos para um processo de recrutamento, utilizando estratégias além do convencional, para chegar no perfil considerado ideal para a posição. E de forma bem resumida, essa especialidade realiza essas ações baseando-se em três fatores principais:
– Identificar: entender a dor do negócio X a complexidade e necessidades do perfil da vaga e conciliar ambos para resolver o problema certo no momento da busca;
– Localizar: utilizar os mais diversos canais e estratégias de pesquisa para chegar nesses talentos da forma mais rápida e prática possível;
– Atrair: construir estratégias inovadoras e diferenciadas do mercado, para conseguir atrair esses talentos em meio a tantas outras empresas que desejam realizar o mesmo.
E quando pensamos nesse papel, seja ele um cargo (uma pessoa sourcer) ou uma cultura (pessoas recrutadoras especialistas em sourcing) sempre há uma forte conexão com a marca empregadora, não só para construir as estratégias necessárias, mas para fazer com que essas estratégias de fato fortaleçam a marca da empresa, ao mesmo tempo que trazem as pessoas candidatas mais qualificadas para o seu funil de recrutamento.
Fortalecendo a Marca Empregadora
Com base nos três pilares expostos anteriormente – identificar, localizar, atrair – se torna possível pensar em diversas ações que irão de encontro à marca empregadora, tendo o poder de torná-la cada vez mais valiosa para o mercado e potenciais talentos.
Abordagem com Valor
Um dos pilares de uma marca fortalecida é o que chamamos de Proposta de Valor do Colaborador (EVP). Por isso, identifique os benefícios, recompensas e oportunidades de carreira da empresa para criar uma abordagem personalizada para as pessoas candidatas. Isso aumenta a atratividade da marca no mercado e consequentemente do talento.
CRM para Gestão de Talentos
O primeiro passo para ser especialista em sourcing é entender que não há pessoa candidata errada, ela sempre poderá agregar de certa forma, e principalmente para além de vagas. Por esse motivo, mantenha talentos valiosos em um CRM com uma linha de comunicação estratégica, enviando atualizações sobre a empresa, premiações e notícias relevantes. Isso manterá seus leads aquecidos, além de influenciá-los a serem promotores da sua marca.
Amostra da Cultura
A etapa de sourcing é a porta de entrada para o primeiro contato direto com a sua marca, para além do que a pessoa formou como opinião a partir das informações de mercado. Por isso, nesse início, compartilhe manuais sobre o processo seletivo, depoimentos de colaboradores e conteúdo das redes sociais para aproximar esses talentos da empresa. Isso fornece uma amostra da cultura organizacional que vocês possuem, e aumenta ainda mais o desejo desse talento pela marca.
Ser uma pessoa profissional atenta a todos esses pontos, além de agregar valor para a empresa, te permite estar à frente do mercado, se tornando referência e aumentando ainda mais a sua veia estratégica e de influência. E é justamente isso que construímos no 2 Recrutadoras, formamos pessoas recrutadoras completas, alinhadas às principais tendências de mercado e trazendo para dentro da sua atuação estratégias de marca empregadora, que impactam positivamente em ganhos para suas carreiras e para o negócio. Assim, garantimos cada vez mais um novo posicionamento do recrutamento mediante a nova era do RH estratégico.
*Martha Silva é Psicóloga, Sourcer e Co-fundadora do 2 Recrutadoras, Martha atua com Recrutamento e Seleção há mais de 5 anos, com foco principal em Sourcing e DE&I.