Análise aponta estratégias do Grupo Boticário e Raízen para atingir resultados excepcionais na atração de talentos fora do seu ramo original de atuação
A competição pela atração de talentos qualificados nunca foi tão acirrada. Em uma pesquisa feita pela InfoJobs, 84% dos empregadores afirmam ter encontrado algum tipo de dificuldade na hora de contratar um novo profissional. Dentro desse processo, as empresas precisam se tornar mais atrativas para o colaborador, não só por remuneração ou benefícios, mas todo o conteúdo que compõe uma marca empregadora. A Bondy, HRTech de automação de processos do RH focada na experiência do colaborador, aponta como algumas marcas brasileiras e internacionais têm driblado esse cenário por meio do Employer Branding.
Fabiane Klafke, Head de Marketing da Bondy e parte da equipe de organização do Bondy Insights, evento que é referência para empresas com marcas empregadoras de sucesso, afirma que hoje é preciso ir além do básico para garantir o sucesso da imagem de uma corporação. “As empresas não são apenas entidades lucrativas, mas também comunidades de indivíduos com valores, aspirações e expectativas” , explica. Por isso, é importante se destacar não apenas pela excelência em produtos ou serviços, mas em estratégias de Employer Branding, trabalhando como a sua empresa é percebida, de maneira interna e externa, pelos colaboradores e mercado como um todo.
Algumas marcas empregadoras têm se destacado não apenas por serem líderes ou grandes players em seus segmentos, mas também por suas estratégias de construção de marcas empregadoras sólidas e atrativas. Isso faz com que essas empresas consigam atrair talentos excepcionais em áreas cada vez mais concorridas no mercado.
Grupo Boticário
A gigante do setor de cuidados pessoais não apenas cria produtos de qualidade, mas também cultiva um ambiente de trabalho que estimula a criatividade e a inovação. Com programas de treinamento e desenvolvimento robustos, eles investem na capacitação de seus colaboradores, permitindo que cresçam junto com a empresa. O resultado? Um grupo de talentos motivados e alinhados com a visão de valorizar a beleza das pessoas e o desenvolvimento sustentável. O investimento do grupo no setor de tecnologia acelerou a criação de postos e posicionou o Grupo Boticário como referência na área, mesmo antes sendo majoritariamente conhecida pelo segmento de cuidados pessoais e beleza.
Raízen
Líder no setor de energia e agroindústria, a Raízen entende a importância de atrair os melhores talentos. A companhia oferece programas de treinamento e educação continuada para seus colaboradores, promovendo uma cultura de inovação e sustentabilidade. A mensagem é clara: aqui, você não apenas trabalha, mas também cresce e contribui para um mundo mais sustentável. Além disso, o esforço da Raízen para que sua cultura seja parte integrante da rotina, não só uma marca, fez com que a empresa ganhasse vários reconhecimentos como no Melhores e Maiores da Exame (2023), o Pesquisa de Carreiras (Brasil Júnior 2023), e muitos outros.
“A importância do Employer Branding não pode ser subestimada”, avalia Fabiane. “É uma estratégia que atrai talentos, impulsiona a produtividade e fortalece a cultura corporativa”, completa. Para a especialista em marketing, empresas que investem em construir marcas empregadoras sólidas não apenas atraem os melhores talentos, mas também criam um ambiente onde esses talentos prosperam.
Essas estratégias não são apenas opções, são imperativos para o sucesso a longo prazo. “À medida que cada uma dessas marcas brilham em suas abordagens de Employer Branding, elas nos lembram que o futuro dos negócios está muito ligado à forma como atraem, desenvolvem e valorizam seus colaboradores” completa a Head de Marketing da Bondy.